sábado, 9 de abril de 2022

#ItsNOTallAboutMusicRecomienda: Valesuchi

Valesuchi em Sub Rosa

Depois de quase dois anos participando de várias pistas da noite brasileira, ouso dizer que a chilena radicada no Rio de Janeiro, Valentina Montalvo aka Valesuchi -que já pude ouvir três vezes até agora- é um destaque não só da cidade, mas da cena da música eletrônica brasileira em geral. Foi chamada para substituir Dr. Rubinstein no Gop Tun Festival em São Paulo, dividindo a conta com Avalon Emerson, Eris Drew, Octo Octa, Badsista, Cashu, entre outros, e se apresentou no Creamfields Festival em Santiago do Chile.

Definir o som de Valesuchi é complicado porque seu estilo não tem limites genéricos. Parece que ela prefere provocar uma experiência além da pista de dança do que se identificar com algum gênero específico. Talvez dizer que ela é uma DJ, produtora e apresentadora de rádio com versatilidade sonora virtuosa seria um eufemismo. Prova disso é seu álbum "Tragicomic" lançado em 2019 pela Mamba Rec (selo do coletivo Mamba Negra e festa paulistana) onde sairia também em 2020 seu remix de "Pedra Preta" da banda Teto Preto e seu programa mensal "Basic Needs" na rádio inglesa Noods, que dirige há mais de dois anos.

Em 2019, Montalvo posicionou-se publicamente contra a troca injusta ou desigual com a marca holandesa de festivais Dekmantel que, após realizar duas turnês pela América Latina em 2017 e 2018, na edição 2019 em Amsterdam, dos mais de cem atos anunciados, nenhum foi latino-americano, reproduzindo a lógica colonial extrativista e eurocêntrica.

Não passou um ano do ano passado para cá, mas para Valesuchi o tempo valeu a pena: abriu o Gorillaz no Chile, iniciou seu ciclo de festas no Rio chamado Venacava, do qual já participaram Verraco e Diegors, para citar dois nomes; ela voltou a fazer turnês pela Europa e se apresentou nas três edições do festival Primavera Sound em São Paulo, Santiago e Buenos Aires, dividindo a conta com Björk, Boy Harsher, Arca, John Talabot e mais, por um motivo.


Se você estiver na Tríplice Fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina, não perca a oportunidade de vivenciar uma noite com Valesuchi no Selina, Foz do Iguaçu, em 12 de agosto, cortesia da Tangerina Studio. Ingressos aqui.

No hay comentarios:

Publicar un comentario